Já está em vigor a nova regra para emissão de novos vistos de imigração para entrada nos Estados Unidos. 74 países foram impactados com a decisão. A maioria deles na África e na Ásia. Na América do Sul, além do Brasil, Uruguai e Colômbia também estão na lista. As mudanças, no entanto, não afetam os pedidos de vistos de turismo e de trabalho temporário, nem os vistos de imigrante válido.
De acordo com o comunicado oficial da representação diplomática norte-americana no Brasil, os solicitantes podem seguir enviando seus pedidos de visto e comparecendo às entrevistas agendadas nas respectivas embaixadas e consulados estadunidenses. No entanto, a chancelaria alertou que nenhum visto de imigrante será efetivamente emitido enquanto a diretriz do Departamento de Estado dos Estados Unidos estiver em vigor.
A medida anunciada pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos altera o processamento de pedidos de residência permanente por parte de cidadãos de nações classificadas como de "alto risco de utilização de benefícios sociais", segundo o texto do anúncio feito pelo governo americano.
Na semana passada, o presidente Donald Trump confirmou a decisão por meio de uma rede social, destacando que os imigrantes devem ser financeiramente autossuficientes e não devem - em suas próprias palavras - “representar um fardo financeiro para os norte-americanos”.
*Com informações da Agência Brasil
Fonte: Radioagência Nacional